Você se alonga antes de tocar?
É comum, não darmos muita importâncias pra essas coisas, até que aquela “dorzinha” que antes era só fadiga, vira algo muito sério.
Já ouviu falar em Tendinite?
A tendinite é uma inflamação caracteriza pela presença de dor e inchaço do tendão, podendo ocorrer em qualquer tendão do corpo, mas ela é mais frequente nos ombros, cotovelos, punhos e joelho. A doença atinge homens e mulheres com a mesma proporção, tendo com a principal causa da lesão, o esforço repetitivo.
E por se tratar de música, sabemos que nos músicos, tocamos muitas vezes em limites absurdos, às vezes por horas e horas.
Eu não desejo que você não queira passar por essa situação, e é por isso que resolvemos trazer algumas dicas que irão te ajudar bastante na hora de tocar bateria sem lesionar.
COMO POSSO COMEÇAR A ALONGAR?
Independente de você está estudando ou tocando em com a banda em uma rotina de shows, é importante que você faça o alongamento antes, depois e durante a sessão de estudos.
Se você está indo gravar, o ideal é não tocar durante o dia para que seus músculos relaxem antes de trabalhar pesado. Gravar nos leva a um estado psicológico muito diferente daquele em que tocamos ao vivo ou em algum ensaio; tudo é mais profundo. O alongamento básico deve ser realizado como de costume, mas também é interessante trabalhar o relaxamento mental através da respiração profunda. Isso pode parecer exagero, mas uma das piores situações possíveis de se vivenciar na música é sentir que não há tempo o suficiente para gravar. Quando isso acontece, seu preparo psicológico deve ser enorme para conseguir terminar a gravação.
Tocar ao vivo é uma das melhores experiências que uma pessoa pode vivenciar. A adrenalina e toda a energia que rolam no palco são inexplicáveis, mas ainda assim é nossa função manter um tempo preciso e preencher a canção da forma mais musical possível. Após fazer seus alongamentos básicos, indico uma sessão de exercícios baseados no Yoga. Se você pesquisar no YouTube vai encontrar milhares de vídeos com exemplos. A grande vantagem de trabalhar com exercícios desse tipo é conseguir focar unicamente na respiração, afinal, dependemos completamente dela para controlarmos a adrenalina de um show com plateia lotada. Acredite, sua respiração influencia completamente o andamento da música; até mesmo suas viradas podem sair diferentes.
Aí vai uma dica extra para se manter em forma antes de um show: pular corda.
Isso faz com que você aqueça seu corpo, trabalhe sua respiração e já comece a entrar no tempo!
Para realizar esse processo com os músculos que utilizamos na hora de tocar bateria, sugiro que você se alongue (ver imagem) sempre antes de tocar.
ALONGAMENTO x AQUECIMENTO
É importante lembrar que existe uma grande diferença entre aquecimento e alongamento. O primeiro acontece quando estamos realizando algum tipo de exercício que envolve técnicas do nosso instrumento (rudimentos, solos, viradas, ritmos), enquanto o alongamento se refere exclusivamente aos músculos do nosso corpo.
Um bom aquecimento para fazer após os alongamentos é tocar Paradiddles. Toque dois compassos em semicolcheias e depois mais dois compassos em fusas. Toque por 5 minutos em uma velocidade confortável e aumente até seu limite.
CONCLUINDO
Você jamais deve sofrer enquanto toca ou por tocar excessivamente. A ideia principal é se alongar e aquecer (física e mentalmente) antes de qualquer coisa.
Lembre-se que por trás da batera existe um corpo que precisa ser cuidado!