Comentários desativados em Como ler partitura de bateria? (Iniciante)
Alguma vez você já se deparou com uma partitura de bateria? Se você está começando a aprender o instrumento provavelmente isso já ocorreu. A partitura de bateria pode gerar uma pequena confusão para quem já sabe como ler partituras de outros instrumentos. Isso acontece porque a notação também é feita no pentagrama musical, só que no caso da bateria, as posições das figuras nas determinadas linhas/espaços não vão indicar uma nota musical e sim uma peça específica da bateria.
E é por isso que em uma partitura de bateria você encontra a seguinte clave:
Clave de percussão
Clave de percussão
Essa é a clave de percussão. Ao contrário das claves mais convencionais, como a de sol e a de fá, essa clave não indica alturas de notas no pentagrama. Ela é apenas uma convenção para indicar que o pentagrama será atribuído a algum instrumento de percussão.
Notação musical da bateria
O pentagrama é formado por 5 linhas e 4 espaços, que são contados de baixo para cima. Uma vez que não temos alturas de notas definidas no pentagrama para a bateria, essa notação serve para indicar as células rítmicas e apontar qual peça da bateria deve tocar em qual tempo. Veja na imagem abaixo em qual linha ou espaço se localizam o Bumbo, caixa, tom 1, tom 2, tom 3, surdo 1, surdo 2, aro da caixa, chimball fechado, chimball aberto, prato de ataque 1, prato de condução, cúpula do prato de condução, prato de ataque 2, cobel:
Vale notar que temos como um padrão ser utilizado para a notação dos pratos um “x” na cabeça da nota. Já para as outras peças da bateria a cabeça se mantém a bolinha tradicional. Veja então, um exemplo de uma virada de bateria escrita na partitura:
Dicas de notação básica que vai lhe ajudar a desenvolver e compreender como funcionar a partitura na bateria. Curtiu? Compartilha esse ideia com o pessoal, e bons estudos.