TOMAS HAAKE explica por que o MESHUGGAH não tem tocado as músicas memoráveis do álbum Chaosphere atualmente.
“Já não possuo mais esse tipo de domínio sobre os meus pés.”
“O álbum Chaosphere do Meshuggah não é exatamente o mais destacado em suas apresentações ao vivo. Na verdade, o Meshuggah não incluiu nenhuma faixa do Chaosphere em suas performances desde que adicionou “New Millenium Cyanide Christ” ao seu setlist durante uma turnê em 2017.”
Então, o que aconteceu? De acordo com o baterista Tomas Haake em uma entrevista ao Loudwire, tocar faixas do álbum Chaosphere tornou-se desafiador para ele. Haake explica que a complexidade de músicas como “Neurotica”, com seus padrões vocais densos e letras acumuladas em um curto espaço de tempo, exige uma desaceleração ao vivo.
“Para ser totalmente honesto, não há muita coisa nesse álbum que seja agradável para mim tocar, e não tocamos nada dele há muito tempo. Tocamos ‘Neurotica’ alguns anos atrás, quando ainda estávamos tocando algumas dessas faixas, talvez para o 25º aniversário da banda em 2014. Naquela época, tocamos ‘Neurotica’, o que foi legal.
Eu realmente gosto dessa música, e hoje em dia tocamos com cliques e outras coisas, então conseguimos desacelerá-la. É realmente cantável para nós porque há muitas letras em um curto espaço de tempo. Isso se destaca, mas, obviamente, temos ‘New Millennium Cyanide Christ’, para o qual fizemos aquele vídeo de paródia que muitos fãs de metal viram ao longo dos anos. Essa música era a marca registrada do Meshuggah por muitos anos e sempre tocamos, mas também é muito difícil para mim tocar hoje em dia.
Eu não tenho mais o mesmo controle sobre meus pés. Então, há muitas faixas desse álbum que provavelmente nunca mais veremos ao vivo. Mesmo com a turnê pelos EUA e o 25º aniversário do Chaosphere coincidindo, não temos planos de tocar nada dele durante a turnê. Se as pessoas esperam que vamos sair para promover a reedição do Chaosphere, isso não vai acontecer.”
Quanto aos planos futuros, Haake afirmou que o Meshuggah não tem intenção de se aposentar tão cedo. Em suas próprias palavras: “Não temos planos de pendurar as chuteiras. Enquanto ainda for divertido e agradável, e pudermos ganhar a vida decentemente com isso, esse é sempre um aspecto crucial das coisas também.”
Fonte: metalinjection