A morte de Gordon foi confirmada hoje (15 de março) por um representante. Um baterista habilidoso e uma presença constante na música popular nas décadas de 1960 e 1970, Gordon foi condenado por assassinato em 1983 e cumpriu pena de prisão perpétua até sua morte.

Nascido no sul da Califórnia, Gordon começou a tocar bateria no início da adolescência e rapidamente desenvolveu uma reputação de músico habilidoso. No final dos anos 1960, ele foi contratado como baterista de sessão para várias bandas e artistas conhecidos, incluindo The Beach Boys, The Monkees e The Byrds. Sob a orientação do lendário baterista Hal Blaine, Gordon tornou-se membro do aclamado grupo de músicos conhecido como The Wrecking Crew, que tocou em vários sucessos durante os anos 1960 e 1970.

Em 1970, Gordon juntou-se a Eric Clapton para formar a banda Derek and the Dominos, que gerou o clássico hit “Layla”. A bateria excepcional de Gordon na faixa-título ainda é altamente considerada hoje. Ele também tocou no álbum solo de George Harrison, All Things Must Pass, de 1970 , e em outros álbuns influentes, como o LP autointitulado de Tom Petty and the Heartbreakers , Pretzel Logic de Steely Dan , Alice Cooper Goes to Hell de Alice Cooper e Apostrophe de Frank Zappa (‘ ) , entre outros.

Apesar de suas inúmeras realizações, Gordon enfrentou desafios com sua saúde mental. Em 1983, ele foi diagnosticado com esquizofrenia depois de matar sua mãe durante um episódio psicótico. Ele foi considerado culpado e condenado a 16 anos de prisão perpétua, mas nunca compareceu a nenhuma de suas audiências de liberdade condicional. A partir deste ano, ele estava cumprindo sua sentença no California Medical Facility em Vacaville.