Uma imagem do baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, adorna um memorial improvisado do lado de fora do hotel onde Hawkins foi encontrado morto, no norte de Bogotá, Colômbia, sábado, 26 de março de 2022. Crédito: Fernando Vergara/AP

eguindo os passos de seu pai, Shane Hawkins batia apaixonadamente enquanto o vocalista do Foo Fighters, Dave Grohl, cantava as letras junto com a platéia. Antes de a música começar, uma foto em preto e branco de Taylor Hawkins e Shane Hawkins apareceu nas telas do Estádio de Wembley, em Londres.

O show foi uma homenagem ao velho Hawkins, que morreu em março aos 50 anos enquanto estava em Bogotá, Colômbia, para se apresentar com o Foo Fighters. De acordo com a Procuradoria Geral da Colômbia, um exame médico forense inicial e um laudo toxicológico de urina do corpo do músico revelaram 10 substâncias em seu sistema, incluindo THC (maconha), antidepressivos tricíclicos, benzodiazepínicos e opióides.

“Senhoras e senhores, temos mais um baterista que virá tocar conosco esta noite”, disse Grohl à multidão no sábado, no final do show do Foo Fighters.

“E deixe-me dizer a você, acho que nunca vi alguém tocar bateria tão forte quanto essa pessoa. Mas além disso, ele é um membro da nossa família, e ele precisa estar aqui esta noite com todos nós. E acho que faz sentido que ele venha brincar conosco esta noite. Senhoras e senhores, por favor, dêem as boas-vindas ao Sr. Shane Hawkins na bateria.”

A platéia rugiu quando o jovem Hawkins tomou seu lugar atrás da bateria com um falcão impresso nele e acenou para o mar de espectadores. Ao longo da apresentação, Grohl repetidamente se virou para Hawkins enquanto tocava na guitarra.

“Isso mesmo, Shane!” Grohl disse antes de Hawkins encerrar o número com um solo de bateria contundente.

Também na programação de sábado estavam Travis Barker, Kesha, Paul McCartney, Wolfgang Van Halen e a filha de Grohl, Violet Grohl, além de membros do Queen, Police, Chic, Oasis, Nirvana, AC/DC e Metallica. Além disso, o prodígio da bateria inglesa Nandi Bushell – que desafiou Grohl para uma batalha épica de bateria em 2020 e mais tarde tocou com o Foo Fighters no Forum em Inglewood – se juntou à banda na bateria para uma performance de “Learn to Fly”.

No dia 27 de setembro, o Foo Fighters fará um segundo show de tributo a Hawkins no Kia Forum em Inglewood. Entre os artistas que se apresentarão em Inglewood estão Miley Cyrus, Joan Jett, Pink, Leann Rimes, Gene Simmons e Nancy Williams. Shane Hawkins também está programado para retornar para uma apresentação bis no Forum, que – como o show de sábado – estará disponível para transmissão no Paramount +. A renda dos shows beneficiará duas instituições de caridade, Music Support e MusiCares.

“Esta noite nos reunimos aqui para celebrar a vida, a música e o amor de nosso querido amigo, nosso colega de banda, nosso irmão, Taylor Hawkins”, disse Grohl no início do programa de sábado.

“Para aqueles que o conhecem pessoalmente, sabem que ninguém mais pode fazer você sorrir, rir, dançar ou cantar como ele. Hoje à noite nos reunimos com sua família e seus amigos mais próximos, seus heróis musicais e maiores inspirações para trazer a você uma noite gigantesca para uma pessoa gigante f———. Cante e dance, ria e chore e f——— grite e faça algum barulho para que ele possa nos ouvir agora.”

Fonte: Christi Carras, Los Angeles Times